quarta-feira, 30 de março de 2011

Resenha: Os Miseráveis - Victor Hugo

Ficha técnica:
Nome: Os Miseráveis
Título original: Les Misérables
Autor: Victor Hugo

Sinopse:Os Miseráveis, um dos romances mais amados de Victor Hugo, é como o "Notre Dame" de Paris, não só um clássico do mundo literário, mas também deu origem ao mais bem sucedido musical de todos os tempos. Com uma surpreendente combinação de ação, compaixão, sofrimento, fúria, perdão e amor, esta poderosa série televisiva relata a saga de um homem que lutou contra o sistema judicial da sua época, que condenava todos aqueles que tiveram a infelicidade de nascer pobres.Jean Valjean, depois de ter passado quase vinte anos na cadeia por roubar pão, emerge da sua condição de prisioneiro com fome de viver e disposto a levar uma vida honesta. Contudo o Inspetor Javert está convencido que um criminoso será sempre um criminoso, e que Valjean pertence a cadeia... Para sempre.

Resenha:

É uma das minhas séries favoritas. Em cinco volumes, conta a história de Jean Valjean, um homem que teve 19 anos de trabalhos forçados por roubar um pão para alimentar a própria família.
A história se passa em 1814, na França. O protagonista, depois de tanto tempo forçado a trabalhos pesados, perde sua essência, não é mais a mesma pessoa. Mas se reencontra quando comete um novo roubo, leva embora a prataria da unica pessoa que o acolheu quando todos o rejeitavam. É quando é apanhado, mas a vítima lhe libera, não o condena. Isso lhe restitui a compaixão.
Com o passar dos anos, sua vida muda muito, tem uma reviravolta, e personagens inesperados e marcantes surgem. Ele começa a viver honestamente, garante uma vida confortável. Com um nome diferente, é admirado por muitos. Mas ainda é um foragido das galés, e o destino lhe prega uma peça quando descobre que um inocente está sendo preso em seu lugar. Sua decisão com relação a isso muda ainda mais sua vida, e lhe traz pessoas para lhe mostrar o que realmente é o amor.

Não posso dar mais detalhes do que isso por dois motivos: O primeiro é porque eu li apenas uma pequena adaptação com os cinco livros em um, então me faltam detalhes. O segundo é que, se eu contasse mais detalhes do que li, haveriam demasiados spoilers. Posso terminar dizendo que a história de Victor Hugo é a prova de que um bom livro resiste ao tempo, porque se passa em 1814 porque o escritor viveu nessa época. Apesar de ser uma história antiga, é possível encontrar adaptações para a linguagem atual. Seus personagens, apesar de viverem em uma época bem diferente da nossa, possuem características muito semelhantes as das pessoas de hoje: revolta, compaixão, dedicação, bondade, força de vontade...
Eu só tive a oportunidade de ler uma adaptação de Walcyr Carrasco com os cinco livros em um único volume, e adorei. Imagino como deve ser ler os livros separados, com mais detalhes... espero ter essa oportunidade, e aqueles que a tiverem, leiam!

Comentem>>

49 comentários:

Tanner Novaes de Menezes disse...

Adorei sua resenha. Bem escrita e sobre um livro não tão comercial. Excelente!
Só uma pergunta: qual sua idade?
já estou lhe seguindo..

Julie Hevellyn de Oliveira disse...

Poxa brigadão!! Fico feliz que tenha gostado.

Eu tenho 14 anos

Cris disse...

Adorei sua resenha. Tenho os livros ha algum tempo mas não tive tempo de ler. Parabéns pela leitura.

Já estou te seguindo. Dá uma passadinha no meu blog, tô precisando de uma forcinha!
http://seliga-cris.blogspot.com/

Aproveite também o Book Tour do livro Para Sempre Ana http://migre.me/48HAl. A primeira leva já está fechada, eu estou na segunda esperando ter o número suficiente.

Bjks

Aiala Dalece disse...

eu adorei

Marcelo B. Fernandes disse...

Não obstante a história emocionante com enredo envolvente, nã poderia registrar dados técnicos da adaptação feita para o cinema. O filme o classificaria de produção fraca. Muito parecido com as novelas brasileira onde as cenas de ação entre atores principais figurantes; efeitos especiais, etc ficaram muito a dever. Frágeis mesmo. Quanto ao elenco, nada de espetacular, com destaque positivo para Cosset, mas valorizado pelo enredo que me rendeu algumas lágrimas

joão victor disse...

Muito bom eu li esse livro excelente gostei muito minha professora pediu pra minha sala fazer resenhas ai eu fiz e li sua resenha e me inspirei muito na sua resenha kk bjao

joão victor disse...

Muito bom eu li esse livro excelente gostei muito minha professora pediu pra minha sala fazer resenhas ai eu fiz e li sua resenha e me inspirei muito na sua resenha kk bjao

Anônimo disse...

nossa muito bom suaresenha eu amei ...o livro é muito bom .

Anônimo disse...

este livro é muito maneiro ,

para os apaixonados disse...

oi desxe eu lhe perguntar é, essa resenha é do livro ou do filme?
mais é muito boa parabens

Anônimo disse...

de mais .. me ajudou bastante ! vlw

Anônimo disse...

Gente vcs sabem onde posso ler este livro online?

Anônimo disse...

Gente vocês sabem um site para ler este livro online??

Anônimo disse...

Você podem me dizer onde posso encontrar esse livro online ??

piscila passos disse...

adorei sua resenha me ajudou muito em trabalhos escolares

Anônimo disse...

Adorei Gostei Muito Me Ajudou Muito

Anônimo disse...

adorei a tua resenha..muito boa..bjuusss

Anônimo disse...

DARWIN UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU AAAAAAAAAAAAAA
BATATA

Anônimo disse...

darwin é o poder tlg

Anônimo disse...

ae darwinnnnnnnn

Anônimo disse...

SANDRA É LINDA

Anônimo disse...

SANDRA É LINDA

Anônimo disse...

SÓ QUE NÃO

Anônimo disse...

to ligado

Anônimo disse...

danilo mo viado

Anônimo disse...

pdc

Anônimo disse...

leticia

Anônimo disse...

Oi

Anônimo disse...

leticia leticia assim vc me mata
ai se eu te pego ai ai se eu te pego hein


muita teta vish

Anônimo disse...

adorei esse resumo vai ser muito util vlw msm

Laura Oliveira disse...

NÃO ROUBOU O PÃO PARA A FILHA E SIM SOBRINHA PORQUE
A IRMÃ TINHA FICADO VIÚVA COM CINCO FILHOS E ELE O JEAN AJUDAVA A CRIAR OS SOBRINHOS .

Anônimo disse...

PORRA NENHUMA ESSE JEAN UM GAROTO ALEGRE QUE ROUBOU O PÃO PARA ENFIAR NO CÚ E GOZAR MANTEIGA.

Anônimo disse...

huhuhuhuhuhuuhuuhuuhuhuhuhuhuhu tireco

Anônimo disse...

"PORRA NENHUMA ESSE JEAN UM GAROTO ALEGRE QUE ROUBOU O PÃO PARA ENFIAR NO CÚ E GOZAR MANTEIGA." socorro vcs sao problematicos

Anônimo disse...

LIVRO MARAVILHOSO.PRETENDO LER NOVAMENTE. LIVRO ESTREMAMENTE ATUAL

Erlaine Nunes disse...

Bom o Livro é bem,bem,resumido em pequenas partes mas obrigada pelo resuminho.

Anônimo disse...

Adorei

Anônimo disse...

amei esta resenha mais se a sandra postasse uma foto nua ia ser melhor

Anônimo disse...

bom

Anônimo disse...

otimo amei!
so que aqui é pra comentar e ñ xinga!
esses rebanho so faz xinga ñ tem vergonha mesmo!!!
mas o site otimo a resenha melhor gostei de tudo - de "alguns" comentarios
ntao ñ xinguem comentem!!!!!!
xau!amei!!!

Anônimo disse...

amei e obrigado isso vai me ajudar muito no ttrbalho escolar é um jeito melhor pra interpretar o livro1 por que ñ tem muitos detalhes e isso ajuda a ter mais vontade de ler o livro, quando passo eu disse é uma ova o pior dos piores!
mas pelo que eu li na resenha esse livro é divertido, legal,interessante,carinhoso!
e muio bom!!!!!!
amei obrigada pelas informações elas são de grande importancia!!!!!

arnaldo filho disse...

muito bom mesmo
eu li varias ezes esse livro volume 4

Anônimo disse...

Queridinha, se não capacidade de contar toda a historia nem tente contar um pedaço!!!!
Hoje em dia é difícil achar pessoas que tenham capacidade e inteligência Néh!!!!
Falvinhaa Aki

-__-

Anônimo disse...

Flavinha*

Anônimo disse...

Tadinha Vei!!!!Fiquei com dó na hora que eu vi a RESENHA
Muito pobre em informações viu!!!!
Precisa melhorar muiiiito mesmo
até uma criança conta melhor............

Anônimo disse...

Me ajudou mtu vlw

Anônimo disse...

Muiitooooo pobre em informacoes. N gosteii.

Anônimo disse...

Mais ou menos, mais ou menos!

Anônimo disse...

li "os miseráveis" há quase trinta anos. joão valjean. nunca mais esqueci esse nome.

Postar um comentário